Publicado originalmente em espanhol no Ciudad Pedestre.
Quer queira quer não, hoje em dia um bom meme vale mais do que mil teses de doutorado.
A primeira imagem da série é de Mikael Colville-Andersen (@copenhagenize), mente por trás Copenhagenize, um cara experiente como poucos na arte de comunicar os benefícios da mobilidade sustentável, particularmente da bicicleta (seus infográficos minimalistas já são um clássico). Aqui, a mensagem é clara: o transporte coletivo e a bicicleta são sustentáveis em grande parte pelo uso eficiente do espaço (alguém vai dizer que motocicletas também são eficientes em termos de espaço, o que procede, mas isso não as classifica como transporte sustentável). “Matemática urbana básica”, nas palavras de Colville-Andersen, é a piada que, mesmo se os carros tiverem ocupação máxima (em média transportam 1,3 passageiros), ainda ocupariam mais espaço que o ônibus e a bicicleta. A imagem impactante gerou mais de 720 retweets até o momento que este texto foi escrito (o dia que eu tiver 100 retweets de algo jogo a casa pela janela).
Simple urban math. Congestion-busting, Copenhagen style. pic.twitter.com/y3mJrm5nJl
— M. Colville-Andersen (@copenhagenize) 9 fevereiro 2015
A segunda imagem, do colombiano Carlos Cadena Gaitán (@CadenaGaitan), é uma versão ainda mais gráfica que a anterior. Nela, 290 passageiros do bonde de Murcia avançam rápido ao lado de uma fila interminável de carros parados, que levam pouca gente e ocupam muito espaço. Em que modal deveríamos apostar? A clareza absoluta da mensagem levou mais de 800 retweets.
Simple urban math. #TranvíaMurcia pic.twitter.com/r1LLZysRXO
— Carlos Cadena Gaitán (@CadenaGaitan) 8 fevereiro 2015
A terceira imagem do gráfico é do nosso ilustre Dario Hidalgo (@dhidalgo65), que em 19 de fevereiro adaptou essa mensagem ao formato BRT (Bus Rapid Transit). Uma imagem assim ajuda a justificar, ante a opinião pública, a implementação de corredores exclusivos, que mesmo incluindo faixa de ultrapassagem, como no caso do TransMilenio, ainda carrega mis gente em menos espaço que o automóvel particular.
Wise use of space, BRT lanes move much more people than general traffic lanes @BrentToderian @grescoe #Bogota pic.twitter.com/EefVUp32pz
— Dario Hidalgo (@dhidalgo65) 20 fevereiro 2015
Três imagens para um mesmo conceito. Não sei de quem é a ideia original, nem me importa muito. O fato é que no momento em que se custa passar do discurso para a teoria, imagens impactantes como estas ajudam a fazer a diferença.
Palavras para fechar
Nunca é demais relembrar o meme de mobilidade sustentável da cidade de Münster, na Alemanha. Também nunca é demais viralizá-lo um pouco mais!